domingo, 14 de fevereiro de 2016

O conceito de "baby lung" na SARA

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SARA) é uma complexa síndrome de insuficiência respiratória hipoxêmica multifatorial, secundária a uma lesão inflamatória difusa pulmonar, com comprometimento da barreira alvéolo-capilar e da permeabilidade vascular. 


Com o advento da tomografia computadorizada nos anos 80, pode-se observar pela primeira vez a heterogeneidade na diminuição das áreas ventiladas dos pulmões destes pacientes. Verificou-se que coexistem áreas não ventiladas ocupadas por fluido inflamatório e áreas fisicamente menores porém bem ventiladas, principalmente nos ápices e região anterior, esse conceito foi inicialmente chamado de “baby lung” (pulmão funcional porém anatomicamente pequeno, como de uma criança de 5-6 anos). O tamanho da área de baby lung está relacionada diretamente à complacência pulmonar e à mecânica da ventilação na SARA, podendo explicar em parte a lesão induzida pela ventilação mecânica (VILI).


Parte dos estudos relacionados à posição prona partiram deste modelo e o aplicaram na prática. No trial PROSEVA a posição prona alterou desfechos, como a mortalidade em 28 e 90 dias. O conceito de baby lung acrescentou em muito no entendimento da mecânica da SARA, da VILI e dos limites de segurança da ventilação mecânica, reforçando o raciocínio de que quanto menos lesarmos o pulmão na ventilação mecânica, melhores são os desfechos e a recuperação do paciente.


Gattinoni L, Marini JJ, Pesenti A, Quintel M, Mancebo J, Brochard L. The "baby lung" became an adult. Intensive Care Med. 2016 Jan 18. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário